vmandb3

Damiem Blottiere

O francês de 35 anos, Damien Blottiere é no momento um dos fotógrafos que procuramos seguir com grande expectativa sempre na esperança que nos possa surpreender ainda mais. Desta vez para a revista V Man, com a sua técnica de cortes intensifica a intenção do styling em que se procurava explorar a ideia de mistura de padrões. O fotografo tem conseguido manter a atenção para as suas imagens porque tem potenciado que a sua técnica sui generis possa servir diferentes propósitos. Por isso para além do trabalho elaborado feito à Mão que sempre nos surpreende há sempre uma intenção que conduz as perspectivas dos cortes.

Damien Blottiere tem uma carreira singular, uma vez que, estudou  design de moda e sempre pensou estar no lado da criação . Contudo a oportunidade de assistir a editora de moda Yasmine Eslami, permitiu-lhe descobrir uma outra faceta da industria da moda que tb lhe interessou. O seu trabalho fotográfico com um carácter mais experimental  ganhou a confiança de Cathy Edwards editora de moda da Dazed&Confused  com quem desenvolveu o seu primeiro trabalho para a revista britânica, despoletando a partir daí  uma carreira internacional. Hoje desenvolve campanhas para Stella McCarthney, Calvin Klein e publica nas mais importantes revistas de moda.

Essa técnica faz relembrar as experiências que os artistas dada e surrealistas fizeram a partir da fotografia e das colagens que permitiam a mutilação do corpo e uma aproximação à figuração antropomórfica da arte africana, que provavelmente são uma inspiração deste fotografo. Não obstante,  afirma que esse processo de trabalho começou aos 13 anos e que teria sido desenvolvido na  na escola de moda a partir de imagens que encontrava em revistas. Na verdade, não se considera um fotografo apesar de todo o trabalhos ser fotografado pelo próprio, já que esse intrincado trabalho de copy e paste o deixa muito mais realizado.

Francisco Vaz Fernandes
No Comments

Post a Comment