Behind the Door x Pedrita

Pedro Ferreira e Rita João são os res­pon­sá­veis por Pedrita, o ate­lier de design de pro­duto que come­çou por dar pro­vas do seu tra­ba­lho na Fabrica, pro­jecto patro­ci­nado pela Benetton. É a par­tir do seu estú­dio, em Benfica, que pro­cu­ram pro­jec­tar as suas ideias, mos­trando o que de melhor se faz em Portugal. Um tra­ba­lho que não se pode dei­xar de conhecer.

1) Mónica Fuchshuber, ilus­tra­dora e desig­ner, disse uma vez que “Para quem tem visão, DESIGN é solu­ção”. Identificam-​​se com esta afirmação?

O design é uma dis­ci­plina muito abran­gente, por­tanto para quem tem “visão” as fer­ra­men­tas do design pode­rão ser muito úteis para se che­gar a um certo objec­tivo. Esta é, de facto, uma ques­tão que mos­tra bem a nossa pers­pec­tiva de design. O design é o ponto de con­ver­gên­cia de um pro­jecto onde o resul­tado final não tem neces­sa­ri­a­mente de se tra­du­zir numa apa­rên­cia espec­ta­cu­lar. O mais rele­vante é todo o pro­cesso de desen­vol­vi­mento daquele objecto e, sendo assim, o resul­tado final pode até aca­bar por ser bas­tante dis­creto, o que não inva­lida que a com­po­nente por trás seja bas­tante forte.

2) Desde que se conhe­ce­ram até terem deci­dido come­çar a tra­ba­lhar jun­tos tive­ram de pas­sar por várias fases. Como foi este caminho?

Conhecemo-​​nos na Faculdade de Arquitectura de Lisboa, no 1º ano do curso de Arquitectura do Design. Começámos a tra­ba­lhar jun­tos no final do 1º ano, sobre­tudo em tra­ba­lhos de grupo, mas entre­tanto sur­giu a opor­tu­ni­dade de irmos para a “Fábrica”, onde esti­ve­mos os dois a tra­ba­lhar em simul­tâ­neo. Fomos team liders em alguns projectos-​​chave do depar­ta­mento que coor­de­ná­va­mos, mas, a certa altura, veri­fi­cá­mos que o que mais nos inte­res­sava era a parte de pro­jec­tar, uma área que, con­tudo, tinha sido um pouco des­cu­rada devido a todo o tra­ba­lho que tínha­mos à nossa res­pon­sa­bi­li­dade. Foi por este motivo que, no iní­cio de 2005, regres­sá­mos à acti­vi­dade do estúdio.

3) Sentem que o facto de serem jovens desig­ners fun­ci­ona, mui­tas vezes, como ele­mento con­tra ou a favor do vosso trabalho?

Hoje já não nos con­si­de­ra­mos jovens desig­ners, embora seja essa a noção que a mai­o­ria das pes­soas tem sobre nós. Porém, se falar­mos da altura em que come­çá­mos, pode­mos dizer que sim, que foi um pouco com­pli­cado, mas essa fase já passou.

4) Embora se tenham for­mado em design de pro­duto, dizer que esta é a única área em que tra­ba­lham seria limitar-​​vos. O que podem dizer sobre isto?

Até há pouco tempo só desen­vol­vía­mos a acti­vi­dade de estú­dio. Entretanto fomos con­vi­da­dos para fazer parte do corpo de docen­tes da ESAD. Embora tam­bém já tivés­se­mos aceite tra­ba­lhos de design grá­fico e web design, essa não é uma área pre­fe­ren­cial. Sendo assim, come­çá­mos a apos­tar na parte de pro­duto e, ulti­ma­mente, na parte de ambi­en­tes, em exposições.

5) De futuro, que novi­da­des vos­sas se podem esperar?

Dois dias depois de che­gar­mos do Brasil, sou­be­mos que tínha­mos ganho um con­curso para Guimarães, capi­tal euro­peia da cul­tura, um pro­jecto que fize­mos em par­ce­ria com o Ricardo Jacinto. No mês de Junho, as 5 pro­pos­tas ven­ce­do­ras deste con­curso serão apre­sen­ta­das, por­tanto, até lá, ainda temos algum tra­ba­lho para desenvolver.

Temos tam­bém em mãos o pro­jecto que fomos apre­sen­tar ao Brasil, “A Gente Transforma”, de Marcelo Rosenbaum. Na Várzea Queimada, uma loca­li­dade lon­gín­qua onde tra­ba­lhá­mos com arte­sãos, numa equipa de cerca de 40 pes­soas, desen­vol­ve­mos uma colec­ção de pro­du­tos em palha de car­naúba e bor­ra­cha que vai ser apre­sen­tada no Salão de Moda de Milão.

6) Se o estúdio/​atelier é um espaço de memó­rias, o que guarda o estú­dio dos Pedrita?

Este foi um espaço onde arru­má­mos tudo o que tínha­mos espa­lhado. É, diga­mos, um baú, onde temos todas as nos­sas coi­sas ordenadas.

Texto Marta Ferreira

Fotografia Ricardo Teixeira

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Últimas Notícias