Caldmore+low

Laura Oldfield Ford

Laura Old Field Ford é uma artista conceituada inglesa que expõem na galeria Malbourouh a mesma que expos Bacon lucien Freud ou Paula Rego. O seu trabalho baseia-se no criação de um desenho muito próximo da banda desenhada americana (os comics)dentro de um contexto anos 90 que procurou integrar algumas artes marginais no centro da arte contemporânea. É um traço que serve de registo rápido que procura instantâneos da vida que passam por paisagens arquitectónicas em geral em estado de ruína ou cenas relacionadas a hábitos de consumismo. O seu desenho é em muitos casos acompanhado de textos ou palavras de ordem tal como podemos encontrar na BD, só que aqui com um carácter corrosivo.

A artista que podíamos dizer que entraria na sua maturidade, voltou ser referida com mais frequência nos media por se instalar no meio de uma polémica. Tudo se agudizou quando lançou há cerca de um ano um fanzine – Savage Messiah-baseado nos seus textos e desenhos dentro de um estilo muito punk que são um comentário profundo as alterações East London,  bairro londrino onde vive há mais de duas décadas, que esteve durante anos abandonado e esquecido e por essa razão menos sujeito a especulação imobiliári.

 

A parte do fanzine criou um blog com o mesmo nome que se mantém activo onde publica desenhos e fotografias sobre o bairro acompanhados de longos textos que dão conta do impacto da cidade olímpica que se instala nas imediações. de repente o blog e o seu trbalho tornou-se uma referencia dentro Londres especialmente de todos aqueles que se encontram descontentes com as alterações que não os icluem, dando azo a comentários muito reaccionários. Alguns críticos já vieram ao terreiro anunciar que o trabalho nostalgico de Laura Oldfiel Ford acaba por dar uma visão de uma Londres, worker-class, branca e  heterosexual, com os mesmos valores em que se baseia a cultura Skin Head. Consideram que a artista não deixa de ser uma visão parcial de Londres uma cidade que se caracteriza pela mudança e pluralidade. A polémica está instalada, pelas boas e más razões.

Imagens do fanzine Savage Messiah

 

Francisco Vaz Fernandes
No Comments

Post a Comment