Inverno Trendy

Chegou Setembro… o ano novo da moda! Um novo ciclo que começa com as ten­dên­cias inver­no­sas pron­tas para sair à rua. Longe fica­ram os cal­ções de denim e os tons pas­teis, agora as cores querem-​​se gar­ri­das ou obs­cu­ras e os teci­dos opulentos.

Algumas das ten­dên­cias pare­cem já ter um lugar cativo nas pas­se­rel­les de inverno é o caso do estilo mili­tar com os seus casa­cos res­pei­to­sos, cheios de bol­sos e botões; o mesmo se passa com os looks eques­tres que não dis­pen­sam as botas altas, os cha­péus e as cal­ças jus­tas em baixo. Mas se algu­mas coi­sas se man­têm inal­te­rá­veis de uns anos para os outros, exis­tem outras que vêem revo­lu­ci­o­nar com­ple­ta­mente a pró­xima estação!

1 Dries Van Noten (ins­pi­ra­ção oriental)

 Parece que alguns cri­a­do­res embar­ca­ram rumo ao ori­ente e de lá trou­xe­ram os teci­dos, as cores e as for­mas das suas colec­ções, foi o caso de Dries Van Noten, Proenza Schouler, GucciAntónio Marras; sendo que este último se apro­pria des­tes sím­bo­los ori­en­tais sobre­tudo em deta­lhes como golas, um outro ele­mento que volta a ser ten­dên­cia sur­gindo em des­fi­les como Louis Vuitton, Rodarte , Marni e fazendo já parte do espo­lio de inverno em lojas como Bimba & Lola Tara Jarmon.

2 Proenza Schouler (ins­pi­ra­ção oriental)

3 Antonio Marras ( ins­pi­ra­ção ori­en­tal e golas)

Um outro deta­lhe que pas­sou do verão para o inverno transformando-​​se numa ten­dên­cia incon­tor­ná­vel são os Peplums ( “abas” em forma de folho que ador­na­ram saias e casa­cos na esta­ção pas­sada); mas se outrora sur­gi­ram como doces e femi­ni­nas, agora apa­re­cem com uma força e con­fi­ança quase mas­cu­lina, são mais rígi­das e vêem acom­pa­nhar looks mini­mais, Haider AckermannChristian Dior são dois bons exem­plos desta mudança.

4 Christian Dior (peplums)

5 Haider Ackermann (peplums)

Quem tam­bém se trans­for­mou para esta esta­ção foi o cabe­dal sur­gindo agora enver­ni­zado e tex­tu­rado per­dendo o seu ar natu­ral em prol de um look mais tec­no­ló­gico e futu­rista que acom­pa­nha na per­fei­ção os meta­li­za­dos e plas­ti­fi­ca­dos que vão apa­re­cendo em um e outro des­file levando-​​nos numa via­gem ao futuro.

6 Alexander Wang (cabe­dal texturado)

7 Filipe Oliveira Baptista (cabe­dal tex­tu­rado e look plastificado)

8-​​Chanel (look plastificado)

E se uns via­jam para a frente no tempo outros recu­pe­ram ele­men­tos do nosso pas­sado como os padrões geo­mé­tri­cos e colo­ri­dos dos anos setenta que foram as estre­las do des­file da Prada, estando tam­bém pre­sen­tes na pas­se­relle da Kenzo, de Giambattista Valli entre outros.

9 Giambista Valli (cabe­dal texturado)

10 Kenzo (padrão geométrico) 

Mas a máquina do tempo ainda não se tinha can­sado de via­jar e levou uma grande parte dos desig­ners até aos tem­pos do bar­roco e do Rocóco tra­zendo de lá os dou­ra­dos, as pedras e os bor­da­dos numa opu­lên­cia só vista em sécu­los de reis e rai­nhas e tendo como grande novi­dade os velu­dos, mui­tas vezes lavra­dos, e os bor­ca­dos apli­ca­dos a todo o tipo de peças do ves­tuá­rio feminino.

11 Balmain (veludo)

12 Gucci (veludo e brocado)

13 Stella McCartney (brocado)

Mas se a riqueza dos ves­ti­dos de outrora deci­diu apa­re­cer tam­bém os famo­sos dandys deram o ar da sua graça, dando às mulhe­res o que outrora terá sido extre­ma­mente mas­cu­lino, len­ços, cami­sas de cola­ri­nho bem aper­tado, casa­cos cin­ta­dos e mate­ri­ais ace­ti­na­dos, sendo a Miu Miu e Etro duas das mar­cas que lan­ça­ram a tendência.

15 Etro (dândi)

16 Miu Miu (dândi)

Mas para mim de facto as gran­des novi­da­des da pró­xima esta­ção sur­gem em maté­ria de mate­ri­ais com os bro­ca­dos e os velu­dos devoré no topo da lista mas acom­pa­nha­dos do pêlo que marca pre­sença em todas as esta­ções frias mas que em 2012 se apre­senta cheio de cor em ver­sões abso­lu­ta­mente exu­be­ran­tes, quase cari­ca­tu­ras dos tra­di­ci­o­nais casa­cos de peles, opções diver­ti­das e cheias de ati­tude para uma das peças mais con­tro­ver­sas da estação.

 17 House of Holland (pêlo colo­rido)19 Marni (pêlo colorido)

20 Matthew Williamson (pêlo colorido)

 

Texto: Margarida Brito Paes

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Últimas Notícias