jv2

Joana Vasconcelos leva cacilheiro a Veneza

A artista reconhecida pela irreverência na escolha dos materiais de trabalho, que transforma panelas em sapatos e tampões em lustres, volta a surpreender. Joana Vasconcelos vai colocar a “embaixada da cultura portuguesa” a navegar até à Bienal de Veneza, uma mostra internacional de arte que tem lugar em Maio.


A artista plástica irá transformar um cacilheiro antigo, imagem tradicional da margem sul do Tejo, numa obra de arte recheada de produtos nacionais.“Trafaria Praia”, nome de baptismo da embarcação, está já a ser alvo da intervenção artística de Joana Vasconcelos. O exterior será revestido com azulejos pintados à mão, que criarão um painel com uma representação contemporânea de Lisboa. No interior, a sala principal vai sofrer uma “revolução têxtil” em tons de azul e o piso superior vai ser forrado com cortiça e servirá de montra do país, onde estarão expostos produtos da loja A Vida Portuguesa e onde terão lugar pequenos eventos.
Este projecto tem curadoria de Miguel Amado e é apoiado pela Direcção Geral das Artes, como representante oficial de Portugal na Bienal de Veneza.

 

Texto de Joana Teixeira

Francisco Vaz Fernandes
No Comments

Post a Comment