Life Of Pi

Óscares 2013: quem levou a estatueta dourada?

A 85ª edição dos Óscares teve lugar ontem, tendo sido premiados com a estatueta dourada os melhores dentro da indústria cinematográfica, em 2012. Seth MacFarlane foi o apresentador da cerimónia de prémios da Academia, onde tiveram lugar mais números musicais do que é costume. A abertura dos Óscares foi curiosa, tendo o humorista interpretado uma música intitulada “We Saw Your Boobs”, que fez corar algumas actrizes de Hollywood.

Ainda dentro dos musicais, Anne Hathaway foi eleita a Melhor Actriz Secundária,  pelo seu papel surpreendente em “Les Misérables”, enquanto Jennifer Lawrence arrecadou o Óscar para Melhor Actriz Principal, sendo o único prémio atribuído ao nomeado “Silver Linings Playbook” nesta noite.
Como Melhor Actor Secundário foi escolhido Cristoph Waltz, pela sua performance em “Django Libertado”, tendo sido Daniel-Day Lewis o reconhecido como Melhor Actor Principal, pela sua participação no filme “Lincoln”, onde interpreta o papel do presidente norte-americano.

A estatueta de Melhor Filme de Animação foi para “Brave”, que conta a história de uma princesa escocesa cujos cabelos ruivos demoraram 3 anos a ser perfeccionados, pela Pixar. Na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, o galardoado foi “Amour”, o drama escrito e realizado pelo austríaco Michael Haneke.

A escolha revelou-se difícil na categoria para Melhor Filme, estando nomeadas 9 longas-metragens: “Amour”, “Argo”, “Life of Pi”, “Lincoln”, “Zero Dark Thirty”, “Django Unchained”, “Les Misérables”, “Beasts of the Southern Wild” e “Silver Linings Playbook”. O vencedor  que levou o Óscar de Melhor Filme na cerimónia de Hollywood foi “Argo”, realizado por Ben Affleck. Este prémio foi uma surpresa, não estando o filme nomeado na categoria de Melhor Realizador.

“Life of Pi”, de Ang Lee, foi o grande galardoado da noite, tendo levado 4 óscares para casa. O filme reconhecido pelo poster que ilustra um jovem num barco com um tigre, venceu nas categorias de: Melhor Realizador, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Fotografia e Melhor Banda Sonora.

 

Texto de Joana Teixeira

Francisco Vaz Fernandes
No Comments

Post a Comment