Carlota_Andrade_Web (4)

Os Alfaiates Africanos de Lisboa

Quando perguntei a Sofia Vilarinho, a designer que está por detrás do projecto “Os Alfaiates Africanos de Lisboa“, o que a inspira, inevitavelmente, a resposta que obtive foi: “o silêncio. E as pessoas éticas.” Esta afirmação surge-nos como um espelho cristalino da sua visão, do seu “ser” e dos projetos aos quais dedica alma e coração. Nasceu Sofia e criou-se Vilarinho.

O projeto Atelier Alfaiates Africanos surge como resultado de uma vasta pesquisa que Sofia Vilarinho faz para a tese de doutoramento sobre a capulana de Moçambique. Estende a mão pela luta contra as ideias preconcebidas, contra os mantras ineficazes e as mentes fechadas. Moçambique é um ponto a reter. Tal como o seu povo.

O AAA é uma marca social com o objetivo de inclusão social de alfaiates africanos imigrantes, ao salientar a primazia material e a categoria técnica patente nas peças destes profissionais. Atualmente, com uma equipa de 16 alfaiates, e com previsões de ser um número crescente, Sofia explica-nos que existem ainda as vertentes de formação e de comercialização, em parceria com a Modatex e com a AMA (Associação Moda Africana em Lisboa), respetivamente.

O projeto Atelier Alfaiates Africanos é um abrir de olhos e de consciências para uma realidade diferente, que precisa de ser revitalizada, profissionalizada e apoiada. Cada alfaiate incluído no projeto, dedica o seu conhecimento e a sua habilidade manual aos tecidos africanos com que trabalha (wax-print da West Africa, capulanas de Moçambique, kangas da Tanzânia, entre outros materiais).

Acima de tudo este projeto fez-me perceber a supremacia Europeia e manifestar a necessidade da construção de diálogos de conhecimento horizontal valorizando conhecimentos recíprocos”, defende a mentora do projeto. Este faz-nos apaixonar por um país que desconhecemos, cuja dimensão se estranha mas depois se entranha. Este é objetivo: quebrar barreiras mentais e físicas, estourar estereótipos estéticos e concetuais. Há um mundo lá fora por descobrir.

 Texto de Ana Margarida Meira

Fotografia Carlota Andrade

Produção Sofia Vilarinho

Modelos – Jack e Izzi Mussuela @ Central Models

Make up – Andreia Pinto

Assistente fotógrafa – Tânia Lopes

Alfaiate – Albubacar Mané

Assistente designer – Caroline Pereira

Francisco Vaz Fernandes
No Comments

Post a Comment