_MG_4698

PANGEIA: O universo do Irmãos Grimm na Culturgest

Pangeia – a partir dos irmãos Grimm é a nova criação infantil do encenador Tiago Cadete em colaboração com a EIRA. Depois da sua estreia na Culturgest em Janeiro, a peça viaja agora em tour pelo país.

Bernardo e Leonor são dois investigadores portugueses, e têm como principal missão investigar se é verdadeiro o mito que se conta sobre os objectos das histórias sinistras dos irmãos Grimm. Numa autêntica colecção arqueológica de elementos que pertencem ao imaginário, os dois colegas reuniram 200 objectos raros no seu Gabinete de Curiosidades.

Uma bola de cristal, um espelho mágico, um violino, a trança da Rapunzel, uma solha embalsamada, um pano vermelho, penas de grifo, uma manta invisível, o sapato da Gata Borralheira. A lista é infinita, assim como as suas interpretações. Fruto de uma investigação exaustiva e meticulosa, o palco converte-se num museu vivo de elementos curiosos – um pouco estranhos, mesmo – cujas vozes podem ser escutadas em headphones. Sim, os objectos são como personagens e contam a sua versão da história na primeira pessoa.

O encenador Tiago Cadete – que escrutinou, literalmente, todos os contos dos Grimm – comenta que “na peça Pangeia, ‘na nossa pangeia’, podem contar-se todas as histórias do mundo”. Num espectáculo que reúne várias linguagens artísticas como o teatro, a dança e as artes visuais, o espectador é convidado a observar os artefactos e, de certa forma, a revisitar a fantasia que habita na sua memória.

Em cada conto, um universo. Apesar de ser um espectáculo especialmente dirigido ao público mais jovem, os adultos são igualmente convidados a seguir o mapa das pistas deixadas pelos irmãos Grimm.

Tour:

12/02/2017  –  Quartel das Artes, Oliveira do Bairro

22-24/02/2017  –  Centro das Artes do Espectáculo, Sever do Vouga

_MG_4593

 

http://www.eira.pt

Texto por: Teresa Melo

Fotografia por: Catarina Espiga

Francisco Vaz Fernandes
No Comments

Post a Comment