renhanglead-620x419

A estranha Beleza da Nudez

O Foam Fotografiemuseum, em Amesterdão, apresenta a exposição Naked/Nude do fotógrafo chinês Ren Hang. Controverso e irreverente, nesta série de imagens Hang explora o conceito de nudez com naturalidade, esvaziando-o de qualquer possível carga pornográfica. Os modelos surgem nus, em poses orgânicas e esculturais, escrevendo poesia com o corpo. É quase romântico observar o jogo de formas nas imagens do fotógrafo – jogo que resulta em composições equilibradas entre a nudez óbvia e acessórios absurdos como frutas, plantas e animais.

1194523
Em Naked/Nude, as mulheres representam o conceito de beleza do próprio Hang: pele branca, cabelo preto e lábios vermelhos. A sua estética au naturel confronta-nos com o instinto de desviar o olhar perante o nu, com a pretensão de desmistificar a sexualidade como tabu – elevando o corpo humano a património escultural.
Ren Hang conseguiu expor a sua ideia visual de beleza ao mundo antes de morrer, em Fevereiro. Fica o seu jovem legado de provocação imagética, impresso em fotografias de uma poesia quase tão sexual quanto ingénua, em exposição no Foam até 12 de Março.

Texto de Joana Teixeira

www.foam.org

000038

Ren_Hang_It's_Nice_That

sem nome

renhanglead-620x419

000034_190_773

Francisco Vaz Fernandes
No Comments

Post a Comment