ghost-notes-dilla-1080

B+ , o homem que fotografou a melhor música de LA

De J DILLA a BIGGIE SMALLS, de MADLIB a DAVID AXELROD: todos os retratos que importam estão em Ghost Notes que a STONES THROW edita em Dezembro.

A STONES THROW lança a 7 de Dezembro o livro Ghost Notes: The Music of the Unplayed da autoria do fotógrafo BRIAN CROSS, ou B+, como é normalmente identificado. Com ensaios fotográficos de artistas como J DILLA, MADLIB, THUNDERCAT ou das lendas já desaparecidas DAVID AXELROD e LEON WARE, este novo livro é mais um extraordinário documento para todos os que têm seguido atentamente o percurso da já¡ histórica editora de Los Angeles e para os fãs de música que não dispensam um olhar mais aprofundado sobre os seus artistas favoritos.

A história de B+ está intimamente ligada à da STONES THROW. Quando se mudou para Los Angeles em 2000 instalando o quartel general da STONES THROW numa casa de habitação, PEANUT BUTTER WOLF foi quase imediatamente visitado por B+ que fotografou o primeiro residente do quartel general desta editora então ainda a dar os primeiros passos, MADLIB. À época, B+ era já um ativo membro da comunidade hip hop da Califórnia, tendo fotografado DJ SHADOW na Bay Area e assinado algumas das suas capas, como aconteceu com ENDTRODUCING ou MIDNIGHT IN A PERFECT WORLD. Outros projectos ligados ao colectivo QUANNUM ou aos JURASSIC 5 marcaram igualmente o percurso de B+ nesta época.

ghost-notes-leon-ware-george-clinton

Madlib foi um dos sujeitos que Brian Cross mais se devotou a fotografar no início deste milénio, tendo assinado a capa de Shades of Blue, o magní­fico trabalho de reinvenção do catálogo da Blue Note carimbado pelo homem que foi igualmente o elemento comum de Madvillain e Jaylib, dois outros projectos que também mereceram o olhar de B+

Editor de revistas como a Rap Pages entre 1993 e 1998 e da Wax Poetics entre 2004 e 2010, BRIAN CROSS é hoje professor assistente no Departamento de Artes Visuais da Universidade da Califórnia. Ghost Notes: Music of the Unplayed (o tí­tulo refere-se ás notas com valor rí­tmico, mas sem tom definido) reúne mais de 200 imagens recolhidas do período médio da carreira de B+, com motivos capturados em Los Angeles, no Brasil ou na Jamaica. O livro estará¡ disponível a partir de 7 de Dezembro e as pré-encomendas já podem ser feitas no site da STONES THROW.

texto por Rui Miguel Abreu

ghost-notes

ghost-notes-dilla-1080

Francisco Vaz Fernandes
No Comments

Post a Comment