parq_01

Parq com Maria João Sopa a celebrar os 50 anos do Trucker da Levis

São 50 anos de vida do blusão Trucker, um das peças mais célebres da marca LEVIS. Estávamos em 1967 quando o blusão de ganga com botões metálicos, costura amarela e ajuste na cintura conhecia a luz do dia. Ainda uma criança, crescia a passos largos. Foi em nomes como Bing Crosby e Marilyn Monroe que o trucker se tornou num hit de vendas, usado e adorado por todos. A febre ainda não passou e cinco décadas depois continua a contagiar gerações e a fazer as delí­cias daqueles que veem no Trucker um essencial para um look moderno, confortável e, claro, sempre com estilo. Maria João Sopa (fashion buyer)  juntam-se às comemorações, revelando o que foi e o que é o Trucker nas suas vidas.

 

Com meio século de existência, o blusão Trucker é um clássico da marca LEVIS. Qual a tua relação com a peça?


Maria João Sopa: Quando passas da adolescência para os 20 anos, a LEVIS é sempre um desejo. Primeiro as calças e de seguida o Trucker, que é nada mais nada menos que o blusão de ganga que queres ter, que pedes que te comprem, que te ofereçam de prenda de anos, de Natal, se tiraste boas notas. Bem, os argumentos passam a ser infindáveis. É aquela peça da marca LEVIS que está na moda, que toda gente tem e que fica giro com tudo. É LEVIS e é isso que queres.

Vamos recuar um pouco no tempo. Quando foi a primeira vez que usaste o Trucker?

MJS: Aos 18-20 anos quando comecei a estudar moda no IADE, mas já tinha um super básico do mesmo género. Acho que aos 16 já tinha um blusão. Quando tens esta idade não pensas se faz frio ou calor, se é inverno ou verão, usas porque gostas (mesmo que morras de frio), porque te fica bem , é“ uma forma de linguagem.

O que representava para ti ter um Trucker na época?

MJS: Era um objeto de desejo, querias ter o último modelo ou a nova cor de denim, querias porque sim, não era muito racional, simplesmente gostavas. Passava-se o mesmo com as calças X, os tais óculos, os tais tênis, com todas as misturas de marcas que adoravas e, por fim, o styling final, uma verdadeira brincadeira da tua imaginação.
Continua a ser um essencial no teu guarda-roupa?

MJS: Sem dúvida, faça frio ou calor, na versão “cool”, à  saída da praia ou com um vestido preto chic.

Qual o acessório que combina na perfeição com o Trucker?

MJS: Tudo, é pura imaginação e será sempre assim, basta saber usa-lo com naturalidade.

Esta é uma peça de vestuário que conquista públicos de todas as idades. Na tua opinião, a que se deve este sucesso?

MJS: Porque não tem idades, não tem tempo e poderá vir a ser eterno como a sua própria tela, até ficar velhinha e, claro, porque é LEVIS. O cunho da publicidade terá sempre imensos motivos validos, mas no final é sempre a enorme massa de consumidores que a adotaram como estilo de vida, e esse é o trunfo da marca. Ouvimos falar sempre de LEVIS, passou de gerações em gerações, fica-te sempre bem, não te compromete, tem estilo, mesmo que sejas novo ou velho, rico ou pobre, todos a usamos, é uma espécie de Coca-Cola.

www.levis.com

texto de Liliana Pedro

fotografia de António Medeiros

styling de Sérgio Onze

parq_03

 

Francisco Vaz Fernandes
No Comments

Post a Comment