FASHIONCLASH 2017

FashionClash

Há 8 anos a ser um inovador e interdisciplinar projeto para o desenvolvimento da indústria da moda, o FashionClash tem assumido o fiel compromisso de promover o talento de jovens designers e artistas em todo o mundo.

Datava o ano de 2009 quando três designers da cidade de Maastricht, na Holanda, com o desejo de apresentar o seu trabalho em conjunto com outros profissionais da área, fizeram nascer o FashionClash – um projeto que tem presente no seu ADN a conexão, união, inovação, organização, o presente e o desafio. São estes os ingredientes que fazem do FashionClash uma plataforma que se situa na linha da frente quando o objetivo é prestar apoio e guiar jovens na construção de um percurso profissional bem-sucedido.

asvof-2016-07-06-fashionclash-festival-2016-folia-project-sally-maastricht-text-philippe-pourhashemi_3

Acreditando “apaixonadamente no crucial contributo que as indústrias criativas têm na sociedade, cultura e economia”, o FashionClash já concretizou mais de 350 projetos, incluindo desfiles de moda, exibições e fashion talks, ao longo de todos estes anos de experiência em gestão de projetos de moda, conceito criativo e curadoria.

O FashionClash é muito mais do que uma plataforma dedicada à moda – corre-lhe no sangue a vontade e o propósito de interrelacionar as mais variadas áreas profissionais, desde o teatro à  dança, passando pela música e pelo cinema, dando um pulinho à  fotografia sem deixar de parte os institutos culturais e os centros de saber. Segundo esta plataforma oriunda da Holanda, a palavra “clash” significa esta interdisciplinaridade, este encontro entre talento, disciplinas artí­sticas, cultura, audiência e moda.

A ligação com Portugal nasceu em 2014 através da plataforma Sangue Novo da Moda Lisboa, com a missão de levar um jovem designer português ao FashionClash Festival. Autoidentificando-se como “inspirador, internacional e interdisciplinar”, este festival de moda tem como objetivo um só ideal: a promoção do talento jovem através do inter-relacionamento de designers com profissionais de outras áreas. O FashionClash Festival proporciona o espaço necessário para 100 a 150 designers mostrarem o seu trabalho junto a uma plateia diversa e internacional, composta por imprensa e nomes influentes da indústria. Este festival tem na sua programação desfiles de moda, exposições, teatro e performances de dança. Também é possível conhecer espreitar o que se vende nas lojas pop-up e alargar o conhecimento através de diversos workshops. Há competição durante o FashionClash Festival e vários são os prémios que se pode ganhar, como o Festival Talent Award e o KALTBLUT Magazine Award.

Este festival está acessível gratuitamente para todos. Os desfiles são um caso à parte, tendo que se pagar bilhete para entrar. A próxima edição do FashionClash Festival está¡ agendada para Junho do próximo ano e é através do trabalho do jovem designer Filipe Augusto que Portugal vai marcar presença neste frenético e aliciante evento onde a moda é a anfitriã da festa.

fashionclash.nl

FASHIONCLASH 2017

FASHIONCLASH 2017

FASHIONCLASH 2017

FASHIONCLASH 2017

fashionclash_festival_-photo_Peter-Stigter-6

FASHIONCLASH 2017

FASHIONCLASH 2017

Francisco Vaz Fernandes
No Comments

Post a Comment