R29-tommy-ton-jak-and-jil-photographer

Encontrado no baú: Tommy Ton

Tem direito a um lugar na primeira fila nos desfiles de moda. Contudo, há ainda quem se interrogue sobre a identidade deste jovem canadiano, de origem asiática, fundador do blog Jakandjil. A popularidade das suas fotografias e a sua forma de ver a moda valeram-lhe a entrada para a equipa da Style.com, substituindo Scott Schuman do blog Sartorialist, um gesto emblemático que faz de Tommy Ton o blogger do momento.

Porque que motivo o teu blog tem o nome Jak &Jil?

Em 2005, quando comecei o meu blog, queria atingir o público masculino e feminino e Jack and Jill, personagens do meu universo infantil, representavam esses dois mundos. Infelizmente, não podia patentear esse nome porque já existia, daí que tivesse que retirar algumas letras, conservando a mesma sonoridade e assim manter o meu propósito. Recentemente, tenho-me questionado sobre a razão de manter esse nome que hoje até me parece de gosto duvidoso. Mas o certo é que Jak & Jil se impôs e conseguiu estabelecer-se como uma marca que está para além do blog. Eu suponho que Tommy Ton possa já representar alguma coisa no mundo da moda. Mas, na verdade, as pessoas procuram no essencial a marca Jak & Jil. Agora que estou demasiado focado no “Style.com”, tenho tido queixas dos que seguem o blog, mas também tenho que pagar as contas e “Style.com” é o meu principal empregador.

No “Style.com”, tens alguém para organizar a tua agenda de convites?

Faço tudo sozinho. Sou muito independente e dispenso motorista. Gosto de manter à minha volta um certo nível básico e prático. Prefiro andar de comboio, de autocarro, ou então a pé. Quando estou a cobrir um evento de moda, nunca aceito boleias nem nunca tenho pressa de sair dos lugares dos desfiles, vou-me mantendo a espera de momentos únicos e importantes. É preciso saber olhar, ser-se paciente porque nunca sabes o que poderá suceder.

Achas que as empresas preferem actualmente os bloggers para fazer as suas campanhas publicitárias ou catálogos porque acham que são algo inovador ou apenas como resposta à influência da net junto dos consumidores?

Com certeza já perceberam o poder e influência da blogesfera e é muito natural que alguém como Sartorialist fotografasse a campanha de Donna Karen e de muitas outras marcas. Contudo, não deixei de ficar surpreendido quando a Lane Crowford de Hong-Kong se lembrou de mim para fazer a campanha deles. Acho que me escolheram porque as minhas fotos e o meu blog se dirigem a um público que está realmente interessado na moda. Queriam que a sua nova campanha apelasse exactamente ao que o meu blog representa: high fashion com fotos dos grandes nomes da moda. Sabem que posso atrair um certo tipo de público para o site deles.

Texto de Roger Winstanley

Francisco Vaz Fernandes
No Comments

Post a Comment