GMBSS12_09

Be Trendy: Bordados!

Bordados na moda?! Sim!!! Eu sei… eu sei que parece mentira mas não é…. Está bem que bordadinhos é sempre aquela coisa que soa a piroso, são os bordados e as rendas, os bordados porque lembram cortinas deslavadas e as rendas porque lembram naprôns! Mas que terrível início de conversa para uma crónica sobre tendências… Bem seria terrível se os bordados não estivessem na moda… a sério, juro que estão!

Gant by Michael Bastian

O tempo das rendas já lá vai agora chegou a altura dos bordados e dos bordadinhos. Aquelas pequeninas figuras feitas a linha voltaram e desta vez não foi só no vestuário infantil, não é que chegaram mesmo à roupa dos graúdos! As calças camisolas e vestidos enchem-se agora de figuras engraçadas que nos lembram as antigas roupas de bonecas.

Lacoste L!ve

Mas porquê esta viragem repentina para a linha e agulha em vez dos estampados, ou até mesmo do lisos? Bem a minha teoria é simples… na verdade o que é mesmo, mesmo tendência é o vintage, e não é de hoje, é tendência há uns dois anos. E em dois anos criam-se quatro colecções, e em quatro colecções esgotam-se as rendinhas vintage, as risquinhas vintage, os estampados vintage e as golinhas vintage… E se se esgotam quase todos os elementos vintage à primeira vista, o que sobra? Os bordadinhos vintage!!!

De facto nada é mais retro que bordados, nada mais eficaz para dar vida a um tecido desenxabido que uma florzinha de linha. É uma técnica usada desde sempre, aperfeiçoada pelas avós e herdada de geração em geração!

Na verdade a técnica de bordar é ela própria uma herança, quem é que nunca fez ponto-cruz em criança? Qual a rapariga que nunca se entreteve ou que nunca segurou numa linha colorida, numa agulha e num pano velho? Que coisa podia ser mais vintage que um bordado?! Nada… porque bordar mais que uma herança é uma tradição familiar, e mais que um tradição é uma velha lembrança que pertence a todos nós!

Por isso mesmo nada mais inteligente do que usar esta técnica quase ancestral, para reinventar um tendência que já deu água pela barba!

A Lacoste e a Gant by Michael Bastian, fizeram-no de forma genial com pequenas gravuras bordadas em várias peças da colecção, o que lhes conferiu para além de um ligeiro ar retro uma componente muito divertida!

Crónica de Margarida Brito Paes

Francisco Vaz Fernandes
No Comments

Post a Comment